Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, a previsão é que as temperaturas atinjam até 30°C em média, podendo chegar a 34°C. A umidade relativa do ar também está em baixa, em torno de 28%, com tendência a diminuir ao longo do dia, podendo chegar a 20%. Por conta dessas condições, a Defesa Civil Municipal emitiu um alerta e decretou estado de atenção para altas temperaturas e baixa umidade em toda a cidade.
O sábado continuará com tempo seco e ensolarado, com temperaturas acima da média, variando entre mínimas de 19°C e máximas superiores a 34°C. No entanto, no final do dia, a aproximação de uma frente fria trará aumento da nebulosidade e rajadas moderadas de vento, sem previsão de chuva.
Já no domingo, a expectativa é de mudanças no cenário meteorológico, com ventos soprando de sul e sudeste, trazendo umidade do oceano para a região metropolitana. Isso resultará em muita nebulosidade e a possibilidade de garoa e chuviscos. As temperaturas deverão variar entre mínimas de 18°C e máximas de até 22°C, com índices de umidade acima dos 50%.
A Operação Altas Temperaturas (OAT), coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou mais de 80 mil atendimentos desde o início de setembro, distribuindo itens essenciais para a população enfrentar o calor intenso. Além disso, o meteorologista Guilherme Borges, do InMet, destacou que a mudança de tempo prevista para domingo trará chuvas que poderão aliviar a seca enfrentada em algumas regiões.
Por fim, a Cetesb alertou para a baixa qualidade do ar nas próximas 24 horas, com possibilidade de atingir níveis muito ruins. Ainda, a Defesa Civil do estado de São Paulo informou que são 17 focos de incêndio ativos, com áreas críticas recebendo apoio de aeronaves para o combate às chamas. Em Itapecerica da Serra, um incêndio próximo ao reservatório da Sabesp foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, sem atingir áreas habitadas.