Câmara dos Deputados aprova emendas do Senado ao PL 528/2020 para incentivar o uso de “combustíveis do futuro”

Nesta quinta-feira, a Câmara dos Deputados deu mais um passo em direção ao incentivo do uso de “combustíveis do futuro” no Brasil. O Projeto de Lei PL 528/2020, que promove a adoção de diesel verde e biometano, teve a maioria das emendas do Senado aprovadas pelos deputados.

Com a apreciação e aprovação das emendas propostas pelo Senado, o projeto agora aguarda a sanção presidencial para se tornar lei. O relatório que contou com o respaldo dos senadores foi elaborado por Veneziano Vital do Rêgo, do MDB-PB.

A iniciativa visa impulsionar o uso de combustíveis mais sustentáveis e menos poluentes, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a proteção do meio ambiente. O diesel verde, por exemplo, é produzido a partir de fontes renováveis e tem menor impacto ambiental se comparado ao diesel convencional.

O biometano, por sua vez, é um biocombustível obtido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como restos de alimentos e dejetos animais. Sua utilização como fonte de energia contribui para a redução da dependência de combustíveis fósseis e para a diminuição dos impactos negativos no meio ambiente.

Com a aprovação do PL 528/2020 e a possível sanção presidencial, o Brasil dá mais um passo na direção do desenvolvimento sustentável e da transição para uma economia mais verde. A expectativa é de que a utilização dos chamados “combustíveis do futuro” se torne cada vez mais difundida e contribua significativamente para a preservação do meio ambiente e para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no país.

Sair da versão mobile