Programa Educativo do Instituto Inclusartiz na Gamboa democratiza o acesso à arte e cultura para população vulnerável no Rio de Janeiro.

Centro Cultural Inclusartiz: Transformando a Gamboa com Arte e Educação

O Centro Cultural Inclusartiz, localizado na Gamboa, zona portuária do Rio de Janeiro, tem se destacado como um importante polo de transformação do bairro desde 2021. Com residências artísticas, pesquisa, atividades educativas e expositivas, o espaço tem sido fundamental para a revitalização da região.

O Programa Educativo Caminhos Para Gamboa, desenvolvido pelo Inclusartiz, teve como objetivo principal formar público e democratizar o acesso à arte e bens culturais. Destinado a estudantes das 43 escolas da rede pública do centro do Rio, grupos comunitários, movimentos sociais e populações vulneráveis, o programa oferece visitas mediadas, oficinas artísticas, apresentações culturais, palestras e aulas gratuitas, garantindo uma experiência cultural inclusiva.

Alinhado ao Plano Nacional de Cultura e legislações que promovem a diversidade cultural, o Inclusartiz integra a história e cultura indígena e afro-brasileira em suas ações, além de promover a educação ambiental nos currículos oficiais. Com um programa que envolve relatórios, mapeamento do público e protocolos de atendimento, a iniciativa tem impactado positivamente estudantes, professores e grupos vulneráveis.

O Instituto Inclusartiz, responsável pelo projeto, possui um programa de residência artística nacional e internacional desde 2014. O objetivo é promover a imersão de artistas e pesquisadores no cenário artístico carioca, valorizando a história e vivência local. As atividades incluem exposições, oficinas, conversas e textos, com o intuito de integrar os residentes com a comunidade da Gamboa.

Dentre os artistas que já participaram do programa estão nomes como Alma Berrow (Reino Unido), Ana Carla Soler (Brasil), Benôit Fournier (França) e outros, destacando-se pela diversidade e qualidade das produções. Atualmente, o programa de residência é coordenado por Gabriela Davies e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, Vivo e Granado.

Com projeções de impactar diretamente 4.300 famílias da Gamboa em 2024, o Centro Cultural Inclusartiz mostra-se como um exemplo de como a arte e a educação podem ser agentes de transformação social. O compromisso com a democratização cultural e a valorização do patrimônio local reforçam a importância dessa iniciativa para a comunidade carioca.

Sair da versão mobile