Ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, morre aos 86 anos e governo decreta três dias de luto nacional

Peru decreta luto nacional após morte de ex-presidente Alberto Fujimori

O Peru decretou nesta quinta-feira (12) três dias de luto nacional após a morte de seu ex-presidente, Alberto Fujimori, que governou o país com mão de ferro entre 1990 e 2000 e passou os últimos anos de sua vida na prisão por corrupção e crimes contra a humanidade. Ele será enterrado no sábado (14).

Um funeral de Estado será reservado ao ex-líder, que morreu quarta-feira (11) em Lima, aos 86 anos. Fujimori receberá as “honras fúnebres correspondentes a um presidente em exercício”, de acordo com um decreto assinado pela Chefe de Estado Dina Boluarte.

“Depois de uma longa batalha contra o câncer, nosso pai, Alberto Fujimori, acaba de sair ao encontro do Senhor. Pedimos aos que o amaram que nos acompanhem em oração pelo descanso eterno de sua alma. Obrigado por tudo pai!”, anunciou seus filhos Keiko, Hiro, Sachie e Kenji Fujimori.

Alberto Fujimori foi um dos presidentes mais controversos da história recente do Peru. Apesar de ter implementado medidas econômicas que ajudaram a estabilizar a economia do país, seu governo ficou marcado por violações dos direitos humanos, corrupção e autoritarismo. Seu legado continua a dividir opiniões no Peru até os dias de hoje.

O ex-presidente estava cumprindo uma sentença de 25 anos de prisão por seu envolvimento em crimes de corrupção e violações dos direitos humanos durante seu mandato. Sua morte levou a reações mistas no país, com alguns apoiadores lamentando sua partida e outros celebrando o fim de uma era marcada por controvérsias e escândalos.

O funeral de Estado de Alberto Fujimori será um momento de reflexão para o Peru, que ainda tenta superar os traumas do passado e construir uma democracia sólida e transparente. A morte do ex-presidente representa o fim de uma era turbulenta na história do país, mas também levanta questões sobre seu legado e o impacto de suas ações no presente.

Sair da versão mobile