Câmara de BH aprova mudança do nome de avenida para homenagear ex-deputado defensor dos direitos humanos e civis

Avenida General Olímpio Mourão Filho é rebatizada em Belo Horizonte

No último dia 10 de agosto, a Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou um projeto de lei que altera o nome da avenida General Olímpio Mourão Filho, localizada na região da Pampulha, para Avenida Antônio Oscar Pinheiro, em homenagem ao ex-deputado e ex-vereador Antônio Oscar Pinheiro, pai do renomado jornalista Chico Pinheiro, falecido em 2021.

O projeto de lei que propôs a mudança foi apresentado pelo vereador Pedro Patrus, do partido PT, que destacou a atuação de Antônio Pinheiro na defesa dos direitos humanos e em causas sociais, como a implementação de projetos de infraestrutura nas comunidades carentes de Belo Horizonte, como a favela do Cafezal.

Pedro Patrus também ressaltou que o general Olímpio Mourão Filho teve participação ativa no golpe de 1964, que resultou na instauração da ditadura militar no Brasil, período marcado por repressão e violações dos direitos humanos e civis.

O general Mourão Filho, que comandava a 4ª Região Militar e a 4ª Divisão de Infantaria do 1º Exército em Juiz de Fora, foi responsável pela movimentação das tropas que resultou na queda do então presidente João Goulart.

O projeto de alteração do nome da avenida foi aprovado por 29 votos na Câmara Municipal e agora aguarda a sanção do prefeito Fuad Noman, do PSD.

Com informações de Bianka Vieira, Karina Matias e Manoella Smith.

Sair da versão mobile