Oposição venezuelana denuncia fraude nas eleições e países reconhecem novo presidente eleito pelos venezuelanos.

Eleições na Venezuela: Oposição declara vitória, mas Maduro é reconhecido como vencedor

A oposição venezuelana publicou as contagens de votos e afirmou que González, de 75 anos, obteve uma vitória retumbante nas eleições. No entanto, a junta eleitoral nacional declarou Maduro como o vencedor, e ele se esquivou das críticas internacionais, alegando se tratar de uma conspiração da direita.

Estados Unidos, Argentina e Peru reconheceram González como presidente eleito, enquanto a situação política na Venezuela continua gerando tensão.

Em uma visita à China, o presidente do governo espanhol, Sánchez, reiterou a posição de Madri, exigindo a divulgação detalhada das contagens de votos na presença de um mediador da União Europeia. Até o momento, o governo espanhol não reconheceu nem Maduro nem González como vencedor legítimo das eleições.

“Pedimos a publicação das atas, não reconhecemos a vitória de Nicolás Maduro, e trabalhamos em conjunto pela unidade na União Europeia para buscar uma possível mediação até o final do ano”, declarou Sánchez em uma coletiva de imprensa na cidade de Kunshan.

Enquanto isso, na noite de terça-feira, exilados venezuelanos se reuniram do lado de fora do Parlamento espanhol, onde os parlamentares debatiam uma moção do Partido Popular, principal partido de oposição. González, por sua vez, não fez aparições públicas desde que desembarcou na Espanha.

Sair da versão mobile