DestaqueUOL

Falecimento do ex-presidente peruano Alberto Fujimori aos 86 anos é confirmado pela sua filha Keiko nas redes sociais.

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori faleceu nesta quarta-feira (11) aos 86 anos.

O que aconteceu

A informação foi confirmada pela filha do ex-presidente, Keiko Fujimori, através das redes sociais. “Depois de uma longa batalha contra o câncer, o nosso pai, Alberto Fujimori, acabou partindo. Pedimos a todos que o apreciaram que nos acompanhem com uma oração pelo descanso eterno de sua alma. Muito obrigada, pai”, escreveu Keiko em um breve comunicado assinado pelos filhos.

*Mais informações em instantes

A morte de Alberto Fujimori marca o fim de uma era na política peruana. Fujimori foi presidente do Peru de 1990 a 2000, período em que implementou medidas controversas, como a repressão aos movimentos de guerrilha e a privatização de empresas estatais. Sua gestão foi marcada por avanços econômicos, mas também por denúncias de corrupção e violações dos direitos humanos.

Após renunciar à presidência em meio a escândalos, Fujimori fugiu para o Japão, país de origem de seus pais. Ele foi preso em 2005, ao retornar ao Peru, e condenado por crimes de corrupção e violações dos direitos humanos. Fujimori cumpriu parte de sua pena e foi posteriormente indultado por motivos de saúde, mas sua liberdade foi alvo de controvérsias e protestos.

A morte de Fujimori representa o fim de uma era turbulenta na história do Peru, mas seu legado continuará sendo objeto de debate e reflexão. Enquanto alguns o veem como um líder forte que modernizou o país, outros o consideram um ditador responsável por abusos e violações. Sua morte deixa uma lacuna na política peruana e levanta questões sobre o futuro do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo