Silvio Tendler curador de mostra de filmes sobre democracia brasileira nos últimos 60 anos na Fundação Casa de Rui Barbosa

Mostra de filmes sobre a história da democracia brasileira com curadoria de Silvio Tendler

O renomado cineasta brasileiro Silvio Tendler firmou parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) para a realização de uma mostra de filmes que abordam a história da democracia brasileira nos últimos 60 anos. A iniciativa faz parte do projeto “Memória, Coração do Futuro”, que tem como propósito ressaltar a relevância das expressões artísticas e culturais como testemunhos das batalhas pela preservação da democracia. Acredita-se que a arte e a cultura desempenham um papel fundamental na construção da memória em ação, tornando-se formas de resistência perante os desafios sociais.

A exibição dos filmes selecionados por Silvio Tendler acontecerá nos dias 09, 11 e 16 de setembro, assim como em 11 de novembro, a partir das 18h, na Fundação Casa de Rui Barbosa, com entrada franca para o público. Entre os destaques da programação estão obras como “Os homens que eu tive” (1973), de Tereza Trautman; “O Bravo Guerreiro” (1969), de Gustavo Dahl; e “Os Inconfidentes” (1972), de Joaquim Pedro de Andrade. A primeira sessão, marcada para a segunda-feira (9), será dedicada a “O Bravo Guerreiro” e promoverá um debate às 19h30, com a participação do cineasta e produtor Cavi Borges, do produtor Diogo Dahl e de João Velho, filho do ator Paulo César Pereio, homenageado na ocasião por sua atuação no filme.

“O cinema sempre foi um poderoso formador de opinião. Minha geração cresceu sob a influência de cowboys colonizadores e indígenas estereotipados retratados pelo cinema norte-americano. Demoramos 70 anos para compreender que a História não é tão simplista. Debater sobre cinema e democracia pode auxiliar a nova geração a se libertar da mentalidade belicista propagada por Hollywood”, afirmou Silvio Tendler, destacando a importância do projeto.

O presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, ressaltou a significativa contribuição do cineasta para a realização do ciclo “Memória, Coração do Futuro”, em andamento na instituição até novembro.

“Silvio é um grande parceiro da Fundação e co-realizador dessa iniciativa. Ele se destaca como uma das maiores referências culturais do Brasil no que tange à memória histórica. A mostra reúne uma seleção de filmes nacionais das últimas seis décadas, que oferece uma visão panorâmica da sociedade brasileira, abordando questões e contradições enfrentadas ao longo desse período. Reflete sobre como a sociedade se desenvolveu e como o cinema reflete e reproduz as preocupações temporais, suas diversas nuances e facetas. Portanto, é uma oportunidade única de apreciar filmes selecionados por uma personalidade como Silvio Tendler, que não apenas testemunhou a história do Brasil, mas também a estudou minuciosamente e é um profundo conhecedor do cinema nacional. Um conjunto de obras absolutamente essencial para compreender a história do Brasil”, enfatizou Santini.

Sobre a atividade

A Iniciativa “Memória, Coração do Futuro” é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Caliban Cinema e Conteúdo, e contando com o apoio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). O projeto visa promover uma série de eventos de natureza cultural, continuados, que discutem a importância da preservação da memória para a manutenção da democracia. Com debates, exibições cinematográficas, teatro e apresentações culturais, a programação se estenderá até novembro, com todas as atividades abertas e gratuitas para o público interessado.

Para conferir a programação completa, acesse o site oficial do evento em www.gov.br/casaruibarbosa.

Publicidade

Receba notícias no WhatsApp

Sair da versão mobile