Instituições financeiras criam grupo para formatar sistema de recolhimento automático de novos tributos da reforma tributária

Instituições financeiras se unem para implementar o split payment

Um grupo de trabalho composto por instituições financeiras que lidam com meios de pagamento, sob coordenação da CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras), foi estabelecido com o objetivo de formatar o split payment. Esse sistema permitirá a retenção automática dos novos tributos previstos na reforma tributária, representando uma mudança significativa no cenário financeiro.

A primeira reunião do grupo ocorreu no dia 9 de março, onde foi discutida a construção de um modelo eficiente, barato e tecnicamente viável em diálogo com o governo. A expectativa é de que os trabalhos sejam finalizados em até um ano, considerando a complexidade e a importância do tema.

O split payment prevê a retenção automática dos impostos no momento das transações financeiras, o que pode impactar o caixa das empresas. No entanto, segundo o secretário da Reforma Tributária, Bernard Appy, os benefícios desse sistema superam as possíveis dificuldades iniciais, trazendo mais transparência e eficiência ao sistema tributário.

Por: Redação

Publicado em 10 de março de 2022

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Sair da versão mobile