Escassez de chuvas no Rio de Janeiro coloca sistemas de abastecimento de água em alerta elevando riscos de redução no abastecimento.

Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

Falta de chuvas coloca sistemas de abastecimento de água em alerta no Rio de Janeiro

A prolongada falta de chuvas no Estado do Rio de Janeiro colocou os sistemas de abastecimento de água Imunana-Laranjal e Acari em estágio de alerta. A escassez hídrica tem afetado os mananciais utilizados para a captação e tratamento de água, elevando os riscos de redução no abastecimento.

Sistema Imunana-Laranjal

O Sistema Imunana-Laranjal, que atende o Leste Metropolitano, pode sofrer impactos na captação de água nos próximos dias devido à falta de chuvas. Municípios como São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá e Ilha de Paquetá podem ter o abastecimento comprometido. A captação de água desse sistema depende da normalização do regime de chuvas na bacia do manancial.

Sistema Acari

O Sistema Acari, que abastece parte da Baixada Fluminense, também enfrenta dificuldades devido à estiagem histórica. Manobras estão sendo realizadas para redirecionar água do Sistema Guandu para as áreas afetadas. A concessionária Águas do Rio está empenhada em garantir o abastecimento nessas regiões.

Uso consciente de água

A Cedae solicita que a população faça uso consciente da água durante a estiagem, evitando desperdícios. A companhia está monitorando o nível dos rios e fornecerá atualizações regulares sobre a situação.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
Sair da versão mobile