Pé de Chinesa: a novela viral que desafia os estereótipos televisivos e conquista as redes sociais

Sucesso na internet, Pé de Chinesa zomba dos estereótipos televisivos

Uma opção que surgiu e pode servir de alento para Thiago é a telenovela Pé de Chinesa, último grande viral do Twiitter, ex-X, antes da rede ser barrada no Brasil por conta da teimosia fascista do seu proprietário que se recusou a respeitar as leis do país.

A novela fictícia “Pé de Chinesa”, com direito a escalação de elenco, trilha sonora e trailer de abertura, brinca justamente com os absurdos de uma narrativa televisiva sem lógica ou sensibilidade cultural. Criada como uma sátira por um humorista, a novela apresenta uma premissa absurda que gira em torno de estereótipos e situações inverossímeis, expondo o quão ridícula pode ser a falta de diversidade e cuidado nas tramas da TV. O sucesso da piada revela como o público percebe e ironiza a superficialidade e a repetição de padrões excludentes nas novelas brasileiras.

“Pé de Chinesa” pode ser vista como uma metáfora da exaustão das audiências com a hegemonia de narrativas homogêneas e insensíveis às mudanças sociais.

Ao contar uma história com personagens nascidos na China e escalar, de forma livre e sem preocupação com a verossimilhança, um elenco repleto de figuras badaladas das redes sociais, como Jade Picon e Davi Brito, junto a artistas que sempre tiveram espaço cativo nas telenovelas independentemente da origem das personagens, Pé de Chinesa coloca em evidência (e zomba) justamente o modo de escalação que Fragoso demonstra ainda ter saudade.

Nas redes sociais, a repercussão de Pé de Chinesa foi enorme, levando até autoridades do segmento ‘novelas de verdade’ se posicionarem, como foi o caso da escritora Glória Peres, suposta autora da trama, que bem poderia fazer parte do seu currículo de histórias que unem povos e culturas distintas.

Sair da versão mobile