Exposição em Berna destaca modernismo brasileiro e artistas consagrados como Tarsila do Amaral e Candido Portinari

Exposição sobre o Modernismo Brasileiro chega ao Centro Paul Klee em Berna

O Centro Paul Klee recebe uma exposição única dedicada ao modernismo brasileiro, um movimento artístico de grande relevância no contexto mundial. A curadora responsável, Roberta Saraiva Coutinho, destaca a importância de apresentar ao público suíço as obras de artistas brasileiros que contribuíram significativamente para a história da arte moderna.

Com mais de cinco anos de trabalho, a curadora explica que a seleção das obras foi criteriosa, envolvendo uma análise aprofundada do modernismo brasileiro. A exposição foi cuidadosamente planejada para proporcionar uma experiência enriquecedora aos visitantes do museu.

O que os visitantes vão encontrar

Roberta destaca os principais representantes do modernismo brasileiro que estão presentes na exposição e ressalta o desafio de fazer a seleção das obras. “Foi uma escolha dura. Fazer uma exposição é sempre fazer uma escolha. Então, o que pensamos e, sobretudo, a Fabienne, com um olhar muito dedicado ao público suíço, foi escolher dez artistas, se debruçar sobre a obra deles, para poder mostrar um pouco mais sobre a obra de cada um”, afirma a curadora.

A exposição apresenta artistas consagrados no cenário modernista brasileiro, como Anita Malfatti, Vicente do Rego Monteiro, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, e Candido Portinari. Além disso, também inclui artistas da chamada segunda geração, que posteriormente foram reconhecidos, como Flávio de Carvalho, Volpi, Djanira, Rubem Valentim e Geraldo de Barros.

Sair da versão mobile