Ataque armado mata três guardas israelenses em posto de controle na fronteira com a Jordânia; agressor também foi morto.

No último domingo (8), um ataque com arma de fogo em um dos postos de controle entre o Vale do Jordão, na Cisjordânia, e a Jordânia resultou na morte de três guardas israelenses, de acordo com informações das forças de segurança.

Segundo Magen David, do serviço de emergência Adom, foram encontrados os três homens inconscientes no chão, com ferimentos de bala, e apesar dos esforços de reanimação, infelizmente foi necessário declarar a morte deles.

O suposto agressor foi morto pelas forças de segurança e pelo exército israelense, em um momento de grande tensão na região.

Os guardas de segurança mortos não faziam parte do exército ou da polícia, e o ataque ocorreu na passagem fronteiriça de Allenby, utilizada para pessoas e mercadorias entre a Cisjordânia e Jordânia.

De acordo com informações do exército, o agressor teria se aproximado da Ponte Allenby vindo da Jordânia em um caminhão e aberto fogo contra as forças de segurança presentes no local.

Este episódio de violência ocorre em um momento de intensas operações militares de Israel na Cisjordânia, território palestino ocupado desde 1967.

A escalada de violência entre palestinos e forças israelenses tem se agravado desde o início da guerra na Faixa de Gaza, desencadeada pelo ataque do Hamas no sul de Israel em 7 de outubro.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 662 palestinos foram mortos na Cisjordânia desde então, em confrontos com as forças israelenses, enquanto pelo menos 23 israelenses, incluindo soldados e policiais, foram vítimas de ataques palestinos no mesmo período.

Sair da versão mobile