O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, indiretamente, o empresário Elon Musk em pronunciamento em rede nacional nesta sexta-feira, 6, por desrespeitar ordens do Supremo Tribunal Federal. Sem citar o nome do bilionário sul africano, Lula disse “nossa soberania não está à venda”.
No discurso, Lula ressaltou a importância da soberania nacional e a necessidade de respeitar a legislação brasileira, mesmo que isso signifique enfrentar indivíduos poderosos. O recado a Musk ocorre em meio a uma série de conflitos envolvendo o ministro Alexandre de Moraes e a suspensão do X (ex-Twitter) no Brasil.
Além disso, Lula anunciou sua participação no desfile de 7 de setembro em Brasília, juntamente com autoridades como o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes. Enquanto isso, bolsonaristas organizam manifestações em São Paulo pedindo o impeachment de Moraes.
No evento, Lula reforçou a importância da democracia e do respeito às diferenças de opinião. Ele destacou a união de diversos setores da sociedade em prol da governabilidade e do combate à desigualdade. O presidente também apontou conquistas de seu governo, como a redução da pobreza, o fortalecimento da saúde e da educação, e o crescimento econômico.
Recentemente, o IBGE divulgou dados positivos sobre o PIB do Brasil, indicando uma melhora na economia. Lula ressaltou a importância de continuar enfrentando desafios para construir um país melhor para todos os brasileiros. O pronunciamento do presidente reforça sua visão de uma nação soberana, democrática e em constante evolução.