O projeto, chamado de Apoio Emergencial à Gestão de Hospitais do Rio Grande do Sul, tem como principal objetivo fortalecer o sistema de saúde público no estado após o evento climático extremo que impactou diretamente essas instituições de saúde. O HCor, localizado em São Paulo, e o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, serão responsáveis por realizar diagnósticos da situação dos sete hospitais afetados e desenvolver planos de ação, capacitar lideranças e monitorar os resultados obtidos.
Dentre as medidas que serão implementadas, estão a avaliação dos impactos das enchentes, a restruturação da rede de atenção à saúde, a revisão das estruturas administrativas, a análise da situação financeira, a melhoria do atendimento aos pacientes, aprimoramento dos processos de compra e abastecimento de insumos, promoção das instalações e equipamentos, e avaliação dos sistemas de informática.
Um diagnóstico emergencial está previsto para ser concluído em dez dias, seguido por um diagnóstico estruturante que deverá ser finalizado em dois meses. Seis hospitais já foram selecionados pelas secretarias de Saúde e pelo Ministério da Saúde, enquanto o sétimo está em processo de definição pelas autoridades municipais e estaduais. A iniciativa visa contribuir para a recuperação e fortalecimento dessas importantes instituições de saúde que prestam atendimento à população gaúcha.