Escolas valorizam leitura desde cedo para estimular competência leitora e o gosto pelos livros. Initiatives inovadoras são essenciais.

Os benefícios da leitura na educação

Escolas que colocam a leitura no centro de seu projeto pedagógico concordam que iniciar essa prática de forma prazerosa desde cedo é fundamental. De acordo com Silvia Adrião, coordenadora de educação infantil do Colégio Albert Sabin e diretora pedagógica da Escola AB Sabin, é mais fácil atrair crianças para a leitura do que adolescentes. Ela destaca a resistência ao mundo digital, que pode competir pela atenção das crianças e roubar tempo de outras atividades de aprendizado.

No Colégio Santa Amália Saúde, o Projeto Leitor envolve a formação de uma biblioteca na sala de aula, tempo de leitura em casa e discussões entre os alunos. Durante o ensino fundamental, os estudantes mantêm um caderno para registrar detalhes técnicos e interpretações das leituras, contribuindo para o desenvolvimento da competência leitora.

A diversidade de gêneros e temas na leitura é explorada nos anos finais do ensino fundamental, com abordagens variadas de acordo com a capacidade de compreensão dos alunos. A Diversiteca, uma plataforma digital de recomendações de livros, é um estímulo ao prazer de ler. O contato direto com autores também é comum, seja por meio de palestras ou rodas de conversa.

O Colégio Rio Branco, na Unidade Granja Vianna, promove o projeto Leitura Surpresa, que incentiva os alunos a pegarem livros surpresa da biblioteca e responderem a perguntas sobre a obra. A escola também realiza eventos culturais, clubes de leitura e o Festival do Livro em Família para engajar a comunidade escolar.

Tudo a Ler

Receba no seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias

Sair da versão mobile