Proibição de celulares nas escolas: impacto positivo na educação
A proibição do uso de celulares nas escolas tem gerado impactos positivos na educação dos estudantes. Pedro, um jovem estudante da rede municipal do Rio de Janeiro, relata que inicialmente achou ruim quando a proibição entrou em vigor no início deste ano. Antes, ele passava o tempo jogando, conversando em redes sociais e até apostando em jogos online, tanto em aula quanto nos intervalos. No entanto, sem o celular, Pedro passou a prestar mais atenção nas aulas, sentando-se na primeira fileira, e suas notas melhoraram significativamente, indo de um conceito RI para um conceito B, próximo do máximo.
A coordenadora Thaís Trindade da escola Martin Luther King destaca que Pedro não foi o único aluno a se beneficiar com a proibição. Muitos estudantes começaram a ter um desempenho melhor, entender melhor as matérias, ser elogiados pelos professores e se sentirem estimulados. Ela também menciona que, apesar de inicialmente difícil, os alunos foram se adaptando e até o furto de celulares diminuiu, pois eles perceberam que seus aparelhos estavam mais seguros na caixa da coordenação.
Entretanto, o desafio agora é conscientizar as famílias sobre o uso adequado dos celulares fora da escola. Alguns estudantes, como Valentina e Rafaella da escola Castanheiras, em Santana do Paranaíba, relatam que a proibição fez com que mudassem hábitos, se tornando mais saudáveis e produtivos. Julia e Miguel, da Alef Peretz em São Paulo, também destacam os benefícios da proibição para o aumento da produtividade e do foco nos estudos.
O projeto de lei para banir o uso de celulares por alunos em escolas, apresentado na Assembleia Legislativa de SP, está em análise pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Deputados de diferentes espectros políticos apoiam a iniciativa, reconhecendo os benefícios dessa medida para a educação dos estudantes.