Em Xangai, solteiros e aposentados buscam o amor perdido em encontros no Parque do Povo e na cantina da Ikea.

Encontros amorosos na terceira idade em Xangai

Para os solitários e aposentados de Xangai, o amor é elusivo. Pessoas divorciadas ou viúvas se reúnem em um lugar para encontros no Parque do Povo todos os fins de semana em busca de uma conversa. Eles circulam por uma cantina da Ikea, uma multinacional sueca, às terças-feiras em busca de diversão.

Eles chegam mais bem vestidos do que o habitual e prontos para falar sobre suas virtudes, suas experiências e o futuro. “Sou simples. Não fumo cigarros nem jogo mahjong [tradicional jogo de tabuleiro]”, disse Xu Xiaoduo, 70, um ex-professor primário divorciado duas vezes que se voluntaria a detalhar sua pensão (cerca de US$ 1.250 por mês) e suas habilidades de dança (muito boas).

“Mas não consigo encontrar o verdadeiro amor”, acrescentou com um suspiro. Outros compartilham suas frustrações, mas minimizam qualquer anseio por encontrar o amor. Alguns dizem ter perdido a esperança.

Não deveria ser tão difícil. Há mais pessoas acima de 65 anos na China do que em qualquer outro país. E Xangai tem mais idosos do que qualquer outra cidade chinesa. A maioria dessas pessoas parou de trabalhar há muito tempo porque a China tem uma das idades de aposentadoria mais baixas do mundo, e muitos são viúvos ou divorciados. Todos parecem estar solitários, e têm seus filhos e netos ocupados demais com suas próprias vidas.

Encontros amorosos na terceira idade

À medida que as pessoas na China vivem mais tempo e as ideias sobre casamento mudam, mais pessoas estão em busca de uma segunda ou terceira chance no amor. Para ajudar a preencher o vazio, programas de encontros surgiram com títulos como “Não é Tarde Demais para o Destino”. Na internet existem salas de bate-papo, casamenteiros com transmissões ao vivo e aplicativos de namoro para idosos e solteiros.

Mas não há nada que substitua um relacionamento. Todas as semanas em Xangai, centenas de idosos voltam aos mesmos lugares designados dos parques públicos e, por algum motivo que ninguém conseguiu explicar, a uma área de refeições em uma loja da Ikea, especializada em móveis e decoração, no distrito de Xuhui, esperançosos em encontrar um futuro cônjuge.

Sair da versão mobile