Pequenos provedores de banda larga fixa desafiam grandes operadoras
Um novo cenário está se desenhando no mercado de banda larga fixa no Brasil. De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), os pequenos provedores de internet estão desbancando as grandes operadoras, chegando a ter um total de 5,4 milhões de acessos ativos, o mesmo porte da Oi e Tim juntas. Em apenas cinco anos, essas empresas cresceram de forma impressionante, saindo de menos de 1 milhão para os atuais 5,4 milhões de acessos ativos.
Destaque para a Giga Mais Fibra, que cresceu 104 vezes, passando de 155 mil acessos em julho de 2019 para 1,6 milhão atualmente. Esse crescimento dos pequenos provedores está impactando diretamente o modelo de negócios das grandes operadoras como Vivo, Claro e Tim, que costumavam vender pacotes com voz, dados e TV, garantindo maiores retornos.
Um estudo da consultoria Oliver Wyman revelou que apenas 23% dos usuários compram pacotes específicos com voz e banda larga, enquanto a grande maioria, 77%, opta por adquirir o acesso à internet de outras operadoras do mercado. Esse comportamento dos consumidores indica um ambiente de competição acirrada, similar a países como Reino Unido e EUA.
Dados da consultoria também apontam que a taxa de convergência de serviços no Brasil ainda está abaixo de outros países europeus, como Espanha, França, Itália e Alemanha. A pesquisa mostrou ainda que há uma relação direta entre renda dos consumidores e a contratação de pacotes de serviços convergentes.
Essa transformação no mercado de banda larga fixa no Brasil coloca em xeque o modelo tradicional das grandes operadoras e desafia a inovação e a competitividade do setor.
Com Diego Felix