Operação Desmonte interdita três ferros-velhos em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, coibindo receptação ilegal de veículos no Rio de Janeiro.
Agentes da força-tarefa da Operação Desmonte, do Governo do Estado, interditaram três ferros-velhos, nesta quarta-feira (4), no bairro de Figueiras, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A ação tem como objetivo coibir a receptação de material ilegal, além de reduzir o roubo e o furto de veículos no Estado do Rio de Janeiro.
Em um dos negócios, localizado na Estrada Tiburcio de Mendonça, os agentes da Desmonte constataram os crimes de furto de energia, uso desautorizado de poço artesiano, além de potencial risco de crime ambiental. O dono do ferro-velho não apresentou notas fiscais aos policiais, que o conduziram para 52ª Delegacia de Polícia (Nova Iguaçu).
Os dois outros estabelecimentos funcionavam ilegalmente embaixo de viadutos do Arco Metropolitano, o que configura ocupação ilegal da área. Em um dos negócios, o responsável cometeu crime ambiental ao aterrar o local irregularmente. Aos agentes também não foi apresentada documentação alguma dos materiais à venda. As sucatas veiculares e peças encontradas nos três ferros-velhos serão removidas e destinadas à reciclagem. Os responsáveis por esses dois ferros-velhos também foram encaminhados à 52ª DP (Nova Iguaçu).
Desde agosto de 2023, o Governo do Estado, através dos trabalhos coordenados pelo Detran.RJ, fiscaliza e orienta donos de ferros-velhos do Rio a credenciarem as suas empresas. De acordo com O DIA, mais de 300 donos de estabelecimentos acionaram o Detran.RJ em busca de regularização.
A partir desta semana, os donos dos estabelecimentos já credenciados devem dar início à etiquetagem das peças a serem comercializadas, para que elas sejam identificadas pelos consumidores como tendo procedência legal.
Advertisement