O governo federal está planejando os leilões de algumas das principais hidrovias brasileiras. Entre elas, a do Rio Madeira, que é uma das mais importantes do chamado Corredor Logístico Norte. Para debater a iniciativa, a Comissão de Infraestrutura (CI) promoverá uma audiência pública na próxima terça-feira (10) a partir das 9h. O convite para participação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ainda aguarda confirmação.
O requerimento para a realização dessa audiência (REQ 60/2024-CI) foi apresentado pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da comissão. Segundo ele, as hidrovias são cruciais para o escoamento eficiente de cargas e o desenvolvimento econômico. O senador ressalta que elas oferecem um meio de transporte econômico, sustentável e eficiente, além de contribuírem para a competitividade e a integração dos mercados nacionais e internacionais.
“Os investimentos privados através das concessões podem transformar as hidrovias em artérias logísticas mais eficientes e modernas, catalisando o desenvolvimento econômico, melhorando a qualidade dos serviços e contribuindo para a sustentabilidade ambiental”, afirma Confúcio Moura.
Madeira
A hidrovia do Rio Madeira é considerada uma das mais importantes da Região Norte e é fundamental para o escoamento de grãos (como a soja, o milho e o açúcar produzidos em Mato Grosso). Esses produtos vão para Porto Velho (RO), após o transporte por 800 km na BR-364.
A navegação de comboios com até 18 mil toneladas acontece até durante a estiagem. A largura varia entre 440 metros e 9.900 metros, e a profundidade pode chegar a 13 metros. Formada pelo Rio Mamoré, que nasce na Serra de Cochabamba, na Bolívia, e pelo rio Guaporé, a hidrovia segue em direção ao Norte, atravessando dezenas de corredeiras. Ela percorre onze municípios, sendo oito no Amazonas e três em Rondônia.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a hidrovia do Madeira tem 1.060 km navegáveis, entre Porto Velho e a foz, em Itacoatiara (AM). Aproximadamente 180 km estão em Rondônia e 876 km no Amazonas.
Ação que promove o desenvolvimento logístico no Brasil, a Comissão de Infraestrutura (CI) está organizando uma audiência pública para discutir os planos do governo federal de leiloar algumas das principais hidrovias do país. A hidrovia do Rio Madeira, inserida no Corredor Logístico Norte, é uma das escolhidas para esse processo, por ser estratégica para o transporte de mercadorias.
O senador Confúcio Moura, presidente da CI, apresentou o requerimento para a realização da audiência e ressaltou a importância das hidrovias para a economia nacional. Ele destaca que essas vias de transporte são essenciais para o escoamento eficiente de cargas, além de contribuírem para a sustentabilidade e competitividade dos mercados.
Nesse contexto, a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, é aguardada para trazer insights e informações sobre os planos do governo. A expectativa é que os investimentos privados por meio das concessões possam modernizar as hidrovias, impulsionando o desenvolvimento econômico e a qualidade dos serviços.
A hidrovia do Rio Madeira, com sua extensão navegável de 1.060 km, desempenha um papel fundamental no escoamento de grãos e produtos agrícolas da região. Sua navegabilidade durante todo o ano, mesmo na estiagem, e sua capacidade de transporte de grandes cargas a tornam vital para o transporte eficiente de mercadorias.