Elon Musk liderará comissão de fiscalização do governo dos EUA, promovida por Trump caso seja reeleito para a presidência.




Artigo Jornalístico

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em um discurso realizado no Economic Club of New York, na última quinta-feira (5), sua intenção de criar uma comissão para fiscalizar a eficiência do governo, liderada pelo empresário Elon Musk, caso seja reeleito para a Casa Branca.

Segundo fontes próximas ao ex-presidente, Trump vem discutindo a criação dessa comissão com seus assessores há algumas semanas, sendo esta a primeira vez que o assunto é mencionado publicamente. A proposta inicial, no entanto, partiu do próprio Musk, que revelou durante um podcast em agosto seu interesse em contribuir para a gestão do governo dos Estados Unidos.

O bilionário sul-africano, naturalizado americano, mostrou-se entusiasmado com a possibilidade de assumir o cargo, declarando que não buscaria vantagens financeiras ou títulos, mas apenas o desejo de servir ao país. Esta declaração vem em um momento conturbado para Musk, cuja plataforma X enfrenta restrições no Brasil.

Apesar da iniciativa de Trump e Musk, vale ressaltar que o governo dos EUA já conta com o Escritório de Responsabilidade Governamental (GAO), uma agência independente encarregada de investigar os gastos e avaliar o desempenho do governo federal. A proposta de criação de uma nova comissão liderada por Musk levanta questionamentos sobre a necessidade e eficácia de um órgão adicional para fiscalização governamental.

Kamala x Trump

De Washington, a correspondente da Folha informa o que importa sobre a eleição dos EUA


Sair da versão mobile