CDH aprova projeto de medalha laço branco para homens que combatem violência contra a mulher no Senado, proposto por senadora.

A Comissão de Direito Humanos (CDH) aprovou, na última quarta-feira (04), o projeto de resolução (PRS 110/2023) proposto pela senadora Augusta Brito (PT-CE) que tem como objetivo criar a medalha laço branco, a ser entregue pelo Senado, como forma de reconhecimento aos homens que atuam ativamente pelo fim da violência contra a mulher. Essa iniciativa visa incentivar e valorizar a participação masculina na luta pela igualdade de gênero e pela proteção das mulheres contra a violência.

A medalha receberá o nome de “Laço Branco” em referência à Campanha do Laço Branco, que teve origem como uma resposta masculina ao terrível massacre ocorrido na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, em 1989. Naquela tragédia, 14 mulheres foram brutalmente assassinadas por um atirador, o que gerou comoção e mobilização da sociedade em busca de um mundo mais justo e seguro para as mulheres.

Após a aprovação pela Comissão de Direitos Humanos, o texto seguirá para apreciação da Comissão Diretora, onde serão analisados os detalhes e trâmites para a efetiva implantação da medalha e suas diretrizes. A proposta deve passar por todas as etapas do processo legislativo até que se torne uma norma que passará a reger as homenagens prestadas pelo Senado aos homens engajados na causa da proteção das mulheres.

Sair da versão mobile