TRE altera 53 locais de votação em 10 cidades do RJ por questões de segurança; veja como consultar.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alterou 53 áreas de votação, em 10 cidades do estado do Rio de Janeiro, para as eleições de 2024. De acordo com as informações divulgadas pelo TRE, essa mudança tem como principal objetivo garantir a segurança de eleitores, mesários, candidatos, servidores e demais participantes do processo eleitoral.

Essa alteração irá impactar 171.341 eleitores, que terão que votar em novos endereços no dia 6 de outubro, durante a realização do primeiro turno. O TRE justifica que os antigos locais foram substituídos após um estudo realizado pela Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro.

Segundo o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, as urnas eletrônicas precisavam chegar aos locais de votação protegidas por veículos blindados e com um amplo efetivo policial, o que denotava a falta de segurança nesses locais.

O maior contingente de eleitores que serão impactados por essa medida está na capital, com um total de 104.598 eleitores votando em novos endereços. Além disso, outras cidades como Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Itaguaí, Japeri, São João de Meriti, Itaboraí, Niterói e Sapucaia também terão alterações nos locais de votação.

Essas mudanças foram realizadas por diversos motivos, como o fechamento de uma escola ou a construção de um novo prédio. Ao todo, são 444 locais de votação alterados em todo o estado, impactando mais de um milhão de eleitores.

A Justiça Eleitoral procurou organizar os novos locais de forma a garantir que fiquem a, no máximo, 1,5 km de distância dos antigos. É importante que os eleitores verifiquem antecipadamente o local de votação no site oficial do TRE para evitar transtornos no dia da eleição.

Sair da versão mobile