Senador pede impeachment de ministro do STF por violação constitucional e ameaça de impeachment no Senado







Artigo Jornalístico

No último dia 3, durante seu pronunciamento no Plenário, o senador Marcos do Val, representante do Podemos do Espírito Santo, fez uma reivindicação polêmica ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Do Val exigiu a abertura de um processo de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. O senador argumentou veementemente que as ações do magistrado estavam violando a Constituição e minando a democracia. Ele ainda afirmou que estava sendo alvo de diversos abusos que, em sua visão, justificavam o afastamento do ministro.

Entre os exemplos de abusos citados por Do Val estão o bloqueio de suas redes sociais, o cancelamento de seu passaporte diplomático e outras restrições que estariam comprometendo sua atuação como senador. O senador também reclamou publicamente da multa milionária de R$ 50 milhões que resultou no bloqueio de parte de seu salário, deixando-o sem recursos para despesas básicas, como alimentação e o tratamento de saúde de sua mãe, que enfrenta uma batalha contra o câncer.

Do Val questionou a legalidade dessas medidas, criticando especialmente o fato de terem sido executadas unilateralmente. Em seu discurso, ele destacou a falta de acesso aos autos para se defender, conforme previsto na Constituição, e a drástica privação financeira que estava enfrentando. O senador chegou a afirmar que, devido às suas dificuldades econômicas, cogitava morar nos corredores do Senado até que sua situação fosse resolvida.

Diante da gravidade do cenário, Marcos do Val declarou: “Estou vindo aqui com minhas roupas e vou ter que morar no Senado. Não no meu gabinete, porque lá é um local de trabalho. Eu vou achar algum corredor e vou morar aqui, vou deitar e vou dormir até quando perceber que isso foi um pesadelo, que isso não era real”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Sair da versão mobile