Brasileiro Bartolomeu Chaves conquista medalha de prata nos 400m na Paralimpíadas de Paris, categoria T37, após grande esforço




Corredor brasileiro conquista medalha de prata nas Paralimpíadas de Paris

Corredor brasileiro conquista medalha de prata nas Paralimpíadas de Paris

O atleta Bartolomeu da Silva Chaves, conhecido como Passarinho, iniciou a quarta-feira (4) no Stade de France com uma performance impressionante, conquistando a medalha de prata para o Brasil nos 400m, categoria T37 (atletas com paralisia cerebral), nas Paralimpíadas de Paris.

Após liderar parte da corrida, Bartolomeu foi ultrapassado nos últimos metros pelo recordista mundial Andrei Vdovin, que cruzou a linha de chegada em 50s27. Mesmo caindo após o esforço final, o brasileiro completou a prova em 50s39, quebrando seu recorde pessoal. O tunisiano Amen Tissaoui também fez uma arrancada nos metros finais, ameaçando a posição de Bartolomeu, mas acabou garantindo o bronze com o tempo de 50s50.

Essa conquista na sua primeira participação em Jogos Paralímpicos coroa um ano de sucesso para o corredor. Originário de Caxias, no Maranhão, Bartolomeu já havia conquistado o ouro na mesma prova no Mundial de Kobe, no Japão. O brasileiro chegou a Paris como o principal favorito, após marcar o melhor tempo da temporada em Kobe, com 50s74.

“Qualquer medalha que eu conseguir, ficarei extremamente feliz, pois essa é a minha primeira Paralimpíadas. É uma experiência incrível para mim, mas vou lutar pelo ouro”, declarou o atleta antes da competição.

Os atletas com paralisia cerebral competem nas categorias T31 a T38, sendo que os números 31 a 34 são destinados a cadeirantes e os números 35 a 38 são para atletas andantes.

Bartolomeu teve sua deficiência intelectual diagnosticada durante sua vida escolar. Inicialmente competindo na categoria T20 (deficiências intelectuais), ele foi posteriormente reclassificado para a T37 devido às dores que sentia durante os treinamentos.


Sair da versão mobile