O destaque do dia fica para a capital do Mato Grosso, Cuiabá, que alcançou a impressionante marca de 42ºC, estabelecendo um recorde de calor. Além disso, outras capitais apresentaram temperaturas elevadas, como Rio Branco (36º), Porto Velho (39º), Manaus (36º), Boa Vista (36º), Belém (35º), Macapá (34º), Palmas (38º), São Luís (33º), Teresina (36º), Aracaju (31º), Campo Grande (37º), Goiânia (36º), Brasília (31º), Belo Horizonte (34º), Rio de Janeiro (31º) e São Paulo (31º).
Entretanto, mesmo com o calor intenso, muitas regiões do país estão sofrendo com a baixa umidade do ar. Todos os estados da região centro-oeste, assim como Tocantins, Rondônia e Minas Gerais, estão sendo afetados pela seca. Parte da região norte e nordeste do Brasil, além de São Paulo, Paraná e Santa Catarina (especialmente em áreas mais distantes do litoral), também estão incluídos no grau de “perigo potencial” de acordo com o Inmet.
Diante desse cenário, é indispensável que a população esteja atenta e adote medidas para minimizar os impactos da baixa umidade. É recomendado o consumo frequente de líquidos, evitar atividades físicas intensas nos horários mais secos e exposição prolongada ao sol durante as horas mais quentes do dia. Assim, é possível enfrentar de maneira mais saudável as condições climáticas adversas do momento.