O Brasil está passando por um momento de grave crise institucional, segundo avaliação do senador Eduardo Girão (Novo-CE). Em um pronunciamento realizado nesta segunda-feira (2), Girão afirmou que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão “destruindo o Brasil” e que o Senado, ao se mostrar conivente com a situação, também é responsável por essa destruição. Para o parlamentar, as decisões da Corte têm transformado o país em uma “vergonha mundial”.
Girão criticou veementemente os arbítrios e abusos percebidos no Brasil, que, segundo ele, têm como origem a Suprema Corte. Ele destacou que tais atitudes têm gerado insegurança jurídica no país, afastando possíveis investidores e prejudicando a economia. O senador foi incisivo ao afirmar que os ministros do STF estão deixando os brasileiros sem oportunidades, devido às suas decisões consideradas esdrúxulas e irresponsáveis.
Um dos pontos questionados por Girão foi a decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender o uso da rede social X (antigo Twitter) no Brasil, perto das eleições municipais. O senador ressaltou que a plataforma é dominada por parlamentares de direita e conservadores, e a considerou uma ação arbitrária e prejudicial para milhões de brasileiros.
O senador convocou a população a se manifestar nas ruas contra as decisões do STF e anunciou que irá apresentar, na semana seguinte, um pedido de impeachment de Alexandre de Moraes. Girão informou que o documento já conta com 1,3 milhão de assinaturas, refletindo a insatisfação de grande parte da população brasileira com as atitudes do ministro.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)