Governo autoriza a contratação de 57.814 servidores públicos em 2025, incluindo 46.882 professores para universidades e institutos técnicos federais.

O Projeto de Lei do Orçamento de 2025 traz novidades em relação à contratação de novos servidores para o setor público no próximo ano. De acordo com o projeto, estão autorizadas 57.814 vagas, sendo a maioria delas destinadas ao Poder Executivo. Dentre essas vagas, 46.882 serão para professores que atuarão em universidades e institutos técnicos federais, o que representa um importante reforço para a educação no país. As demais vagas, totalizando 6.717, serão destinadas a outras categorias, incluindo militares efetivos.

Além do Poder Executivo, os outros Poderes também terão a possibilidade de contratar novos servidores. O Orçamento de 2025 prevê a abertura de 3.524 vagas no Judiciário, 416 no Legislativo Federal, 232 no Ministério Público Federal e no Conselho Nacional do Ministério Público, e 43 na Defensoria Pública da União, que é tratada como um Poder à parte nas rubricas orçamentárias.

A proposta de Orçamento de 2025, enviada ao Congresso na última sexta-feira, reserva R$ 2 bilhões para a realização de novos concursos. O secretário de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento, Clayton Luiz Montes, esclareceu que mesmo com a autorização, ainda não estão definidos os concursos nem os cargos que serão ofertados no próximo ano.

Recentemente, o governo federal realizou a primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), que ofereceu 6.640 vagas em diversos órgãos federais. Com grande adesão, o concurso contou com a participação de mais de 970 mil candidatos, demonstrando o interesse dos brasileiros em ingressar no serviço público.

Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, mencionou a possibilidade de uma segunda edição do CNU em 2025, dependendo do balanço da primeira edição e da previsão orçamentária para as provas. Portanto, o cenário para concursos públicos no próximo ano se mostra promissor, com novas oportunidades para aqueles que desejam ingressar no serviço público.

Sair da versão mobile