Durante esse período, as equipes da fundação terão como principal foco ações de prevenção e combate a incêndios, além do monitoramento do território. Os funcionários também estão responsáveis por fornecer suporte às comunidades vizinhas, se necessário.
Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal, destacou que estão reforçando os contratos, especialmente com bombeiros civis, e direcionando equipes do litoral e do Vale do Ribeira para colaborar durante esse período crítico.
Diversos fatores contribuem para as ocorrências de incêndios, sendo a baixa umidade relativa do ar um dos principais. Na última semana, o governo de São Paulo decretou situação de emergência por 180 dias em 45 municípios que enfrentaram queimadas entre os dias 4 e 24 de agosto.
Essas medidas têm como objetivo evitar grandes tragédias e preservar a vegetação nativa, além de proteger as comunidades locais. A atuação da Fundação Florestal e das equipes de combate a incêndios é essencial para mitigar os impactos decorrentes desse período de risco elevado de queimadas. A conscientização e colaboração de todos são fundamentais para preservarmos o meio ambiente e garantir a segurança de todos.