Kia lança no Brasil o primeiro carro elétrico, o EV5, para competir com europeus de luxo Volvo XC40 e BMW iX1.




Artigo sobre o primeiro carro elétrico da Kia no Brasil

O primeiro carro 100% elétrico da Kia chega ao Brasil

A Kia Motors finalmente lançou no mercado brasileiro o seu primeiro carro 100% elétrico. O modelo, chamado de EV5, é produzido na China e utiliza a avançada tecnologia de baterias desenvolvida pela BYD. Mesmo sendo fabricado na China, este veículo não mira concorrência local, mas sim os europeus Volvo XC40 e BMW iX1.

O posicionamento estratégico da Kia no Brasil é claro: os modelos que não utilizam combustível estão sendo vendidos como veículos de luxo, enquanto os híbridos continuam sendo os carros de maior volume de vendas. Segundo José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors no Brasil, a empresa optou por não abandonar completamente os motores a combustão, mantendo um centro de pesquisas dedicado ao desenvolvimento de diferentes alternativas, incluindo os híbridos flex, que estão sendo desenvolvidos na Coreia do Sul.

Para justificar o preço sugerido de R$ 399.990, o EV5 se destaca por seu tamanho maior que os concorrentes, além do acabamento de alta qualidade, com materiais reciclados utilizados nas forrações. O interior é elegante e sóbrio, sem exageros de cores e texturas, lembrando os modelos da Volvo. Os bancos dianteiros possuem ajustes elétricos e sistema de aquecimento, e a tela única que engloba o quadro de instrumentos e a central multimídia é fácil de operar.

O design do EV5 segue o estilo europeu, com linhas retas, faróis triangulares e uso da tecnologia LED. O veículo também oferece teto solar panorâmico, bancos traseiros com ajuste de inclinação e amplo espaço para os ocupantes da segunda fila. No quesito tecnologia, o motorista conta com avisos gráficos e sonoros para saber quando o motor está ligado, enquanto a cabine se destaca pelo silêncio mesmo em movimento.

Apesar de não possuir a potência máxima dos concorrentes, o EV5 se destaca pela autonomia. Com uma carga completa das baterias, é possível rodar 402 km, de acordo com os dados homologados pelo Inmetro. Levando em consideração a medição mais otimista realizada na Ásia, a autonomia urbana poderia chegar a 500 km.

Com essa aposta no mercado de carros elétricos de luxo, a Kia Motors demonstra estar atenta às crescentes demandas dos consumidores por veículos mais eco-friendly e tecnologicamente avançados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Sair da versão mobile