Rock in Rio com ação inédita de copos reutilizáveis e projeto social na Providência se destacam em edição especial de 40 anos




Rock in Rio celebra 40 anos com ações sociais e ambientais

Rock in Rio comemora 40 anos com ações inovadoras

Letreiro do Rock in Rio – Foto: Diário do Rio

Em uma edição especial que celebra quatro décadas do Rock in Rio, o festival se destaca pelas iniciativas de transformação social e ambiental. Uma das operações inéditas é a utilização de copos reutilizáveis, que tem como objetivo reduzir a geração de resíduos em mais de 14 toneladas ao longo dos sete dias do evento. Além disso, o projeto Favela 3D, em parceria com Gerando Falcões, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen e Instituto Entre o Céu e a Favela, já mostra os primeiros resultados em intervenções nas regiões do Buraco e Sessenta do Morro da Providência.

Pela primeira vez, o Rock in Rio implementa a operação de copos reutilizáveis em parceria com marcas como Heineken, Red Bull, Coca-Cola, Schweppes Mixed e Braskem. Essa ação incentiva o consumo consciente e o descarte correto, oferecendo ainda descontos aos fãs na segunda compra da mesma bebida. Com essa iniciativa, o festival espera evitar mais de 14 toneladas de resíduos durante os sete dias de evento, tornando-se uma das maiores operações de copos reutilizáveis do mundo.

Cada marca participante terá seu copo personalizado para servir as bebidas. Ao retornar com o copo vazio para a segunda compra do mesmo produto, os consumidores receberão um desconto. Para agilizar o atendimento, os copos usados serão trocados por outros limpos e abastecidos com a mesma bebida, enquanto os utilizados serão higienizados e retornarão para o ciclo do evento. A proposta de desconto é válida apenas para compras do mesmo produto, incentivando a reutilização.

Nesta sexta-feira (30/08), foram apresentados os primeiros resultados das intervenções realizadas na Providência, região central do Rio, durante uma coletiva na Cidade do Rock. As obras nas Praças do Buraco e Sessenta iniciaram em julho e têm previsão de conclusão até o início do Rock in Rio em setembro. As melhorias visam transformar esses espaços em pontos de entretenimento e lazer, com foco em sustentabilidade, arte, iluminação, paisagismo, entre outros elementos.

O Dignômetro, painel de acompanhamento de indicadores de dignidade, aponta avanços significativos nas áreas de educação, emprego e qualificação profissional entre os moradores locais. Os próximos passos incluem ações de urbanismo social, empoderamento feminino, geração de renda, acesso à saúde e promoção da cultura de paz, sempre em diálogo com a comunidade.


Sair da versão mobile