Disputa pela herança dos Ramones: irmão de Joey processa viúva de Johnny por violação de marca e quebra de contrato.







Disputa Sobre o Legado da Banda Ramones

Disputa Sobre o Legado da Banda Ramones

No dia 23 de agosto, a disputa em torno do legado da icônica banda Ramones teve um novo capítulo, com Mickey Leigh, irmão de Joey Ramone, movendo um processo contra a viúva de Johnny Ramone, Linda Cummings-Ramone. As intensas divergências entre as partes remontam a vários anos, e Leigh acusa Cummings-Ramone de violar a marca registrada da banda, diluir sua imagem e quebrar contratos.

O embate envolve a Ramones Productions, empresa que detém os direitos de propriedade intelectual do grupo punk, na qual Leigh e Cummings-Ramone possuem 50% cada. Com a morte de Joey Ramone em 2001 e Johnny Ramone em 2004, os conflitos de interesses entre os herdeiros vêm à tona de maneira legal.

No processo, Mickey Leigh, cujo nome legal é Mickey Hyman, alega que Cummings-Ramone se apropriou indevidamente da imagem da banda “para sua própria fama e vaidade”. Em contrapartida, ela acusou Hyman, no início do ano, de iniciar um filme biográfico sobre os Ramones sem sua autorização, caso que ainda aguarda resolução.

Alan Fisch, especialista em propriedade intelectual, ressalta que a participação acionária de Cummings-Ramone na Ramones Productions não lhe concede controle absoluto sobre os ativos intelectuais. “O fato de possuir 50% da empresa não significa que ela tenha direitos ilimitados sobre a propriedade intelectual”, explicou. A divergência de ideias entre os dois acionistas é um desafio evidente na administração do legado dos Ramones.

A tensão entre os herdeiros reflete a rivalidade histórica entre Joey Ramone e Johnny Ramone. Antes de se envolver com Johnny, Linda teve um longo relacionamento com Joey, o que adiciona mais complexidade à questão. Em 2018, a disputa entre Leigh e Cummings-Ramone escalou quando ele questionou o uso das marcas registradas em um evento anual e se opôs à adoção do nome “Linda Ramone” por parte dela, alegando que transmitiria uma falsa imagem de ser a “guardiã do legado” da banda.


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