Bancos enfrentam dificuldades para identificar finanças verdes em países emergentes, revela relatório do Banco Mundial.



Bancos enfrentam dificuldades na identificação de finanças verdes

Em alguns casos, os bancos não encontram apoio das autoridades reguladoras: enquanto mais de 76% das economias desenvolvidas adotaram sistemas para identificar as finanças verdes a fim de ajudar as instituições financeiras a detectá-las, apenas 10% dos países emergentes desenvolveram tais mecanismos.

“Precisamos que os bancos privados participem do esforço” contra o aquecimento global, disse o diretor de política de desenvolvimento do Banco Mundial, Axel van Trotsenburg, citado no comunicado.

“A adaptação é subfinanciada”, disse Pablo Saavedra, vice-presidente de prosperidade do Banco Mundial, também citado no comunicado.

“Apenas 16% dos créditos em países emergentes ou em desenvolvimento são destinados à adaptação” às novas condições climáticas, “e dessa pequena parte, 98% é financiamento público”, explicou.

A falta de estabilidade do sistema financeiro em alguns países emergentes é uma das dificuldades que explicam essas porcentagens. Cerca de 30% desses países podem enfrentar uma crise financeira nos próximos 12 meses, de acordo com o BM.

Muitos deles já estão enfrentando crises de dívida que os obrigaram a recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Por: Equipe de Jornalismo


Sair da versão mobile