Governo federal permite serviço militar feminino voluntário pela primeira vez na história, com alistamento a partir de 2025.







Novo Serviço Militar Feminino Voluntário é Liberado pelo Governo Federal

O Novo Serviço Militar Feminino Voluntário é Liberado pelo Governo Federal

No dia 28 de julho, o governo federal anunciou uma importante novidade histórica: o serviço militar feminino voluntário está oficialmente liberado no país. Essa decisão inédita abre as portas para que as mulheres interessadas possam se alistar de forma voluntária.

O período de alistamento para as mulheres que desejam se voluntariar será de janeiro a junho do ano em que completarem 18 anos, sendo que o primeiro alistamento feminino está previsto para o início de 2025.

Essa iniciativa já vinha sendo planejada e foi anunciada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, após discussões com os comandantes militares. Com a incorporação das voluntárias, elas passarão a cumprir o serviço militar de forma obrigatória, estando sujeitas aos direitos, deveres e penalidades previstas para a carreira militar.

É importante ressaltar que as mulheres voluntárias não terão estabilidade no serviço militar e farão parte da reserva não remunerada das Forças Armadas após seu desligamento do serviço ativo. Até então, as mulheres já eram admitidas nas Forças Armadas por outros meios, como nas escolas de formação de oficiais, porém com algumas restrições, sendo a participação mais ampla na Marinha, especificamente na área dos fuzileiros navais.

Receba as Notícias de Brasília

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos principais acontecimentos da capital federal


Sair da versão mobile