Delegação brasileira agita cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 com desfile na Champs-Élysées






Cobertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

continua após publicidade

A delegação brasileira agitou a plateia presente na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris de 2024. Nesta quarta-feira, 28, a solenidade, que pela primeira vez ocorreu fora de um estádio, iniciou às 15h (horário de Brasília) e percorreu a histórica avenida Champs-Élysées até a icônica Place de la Concorde, no coração da capital francesa.

– LEIA MAIS: Diocese de Apucarana vai transferir padres de paróquias; veja lista

continua após publicidade

O Brasil foi o 21º país a desfilar no trajeto de aproximadamente 2,5km preparado para os atletas. Conduzidos pelos porta-bandeiras Gabriel Araújo, da natação, e Beth Gomes, do atletismo, os competidores brasileiros demonstraram animação ao longo de todo o percurso.

Um dos destaques foi a nadadora cearense Edênia Garcia, de 37 anos, da classe S3, que afirmou que realizar o desfile na Champs-Élysées foi a concretização de um sonho. Edênia, que nasceu com doença de Charcot-Marie-Tooth, elogiou a acessibilidade da avenida, que passou por adaptações para cadeirantes.

continua após publicidade

O nadador mineiro Gabriel Araújo, de 22 anos, também se destacou. Ele é um dos 14 atletas brasileiros que já podem disputar medalhas. Gabriel, que nasceu com focomelia, está confiante e ansioso para a competição, mostrando sua alegria em participar da abertura e das provas.

Outro destaque foi Beth Gomes, de 59 anos, que disputará provas de arremesso de peso e lançamento de disco na classe F53. Beth, diagnosticada com esclerose múltipla em 1993, emocionou-se ao representar o país e encorajou os atletas a nunca desistirem de seus sonhos.

O Brasil será representado por 280 atletas, sendo a maior delegação enviada para uma Paralimpíada realizada fora do país. Com transmissão ao vivo no Sportv2 e no canal do Comitê Paralímpico Internacional no Youtube, os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 prometem muita emoção e superação.

Siga o TNOnline no Google News


Sair da versão mobile