A relatora do caso do deputado Chiquinho Brazão é a deputada Jack Rocha, do PT do Espírito Santo. Ela apresentou seu parecer sobre o caso e agora os membros do Conselho irão discuti-lo e votar pela continuidade ou arquivamento do processo. Brazão é investigado por suposta quebra de decoro parlamentar, o que torna essa reunião uma etapa crucial no processo.
Além disso, o parecer do deputado Paulo Magalhães, do PSD da Bahia, sobre o caso do deputado Glauber Braga também será debatido na mesma reunião. Braga enfrenta acusações que serão avaliadas pelos membros do Conselho, que terão a responsabilidade de decidir os próximos passos a serem tomados em relação ao caso.
As reuniões do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar são sempre eventos de grande importância dentro do cenário político, uma vez que tratam de questões éticas e disciplinares que envolvem os representantes do povo. O resultado dessas reuniões pode ter impactos significativos na trajetória dos parlamentares envolvidos, além de refletir na imagem da própria Câmara dos Deputados.