No mesmo dia, outro indivíduo, de 27 anos, foi preso em flagrante por atear fogo em uma área de pastagem no município de Batatais. Além das prisões, a Polícia Militar Ambiental multou dois homens em mais de R$ 15 mil em Porto Ferreira, após serem flagrados acendendo fogueiras para limpeza da vegetação.
A onda de incêndios que assola o estado de São Paulo começou na sexta-feira (23) e já destruiu cerca de 34 mil hectares de área. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os focos foram controlados, mas a Defesa Civil estadual alerta que o estado permanece em situação de emergência para risco de incêndios até, pelo menos, sábado (31). As condições meteorológicas contribuem para a propagação do fogo, com previsão de tempo seco, queda da umidade para 20% na quinta-feira (29) e temperaturas acima de 30 graus durante a semana, sem perspectivas de chuva.
A situação dos incêndios também impacta o fornecimento de água potável em algumas cidades do interior. A Sabesp, empresa responsável pelo abastecimento em São Paulo, emitiu um alerta para possíveis faltas d’água, devido ao alto consumo para limpar a fuligem resultante dos incêndios. A empresa operando com capacidade máxima e recomenda aos moradores afetados que façam uso consciente e moderado do recurso.
A população do estado permanece em alerta devido à gravidade da situação e ao desafio de combater os incêndios e minimizar os impactos causados por essa série de incidentes criminosos. As autoridades seguem investigando para identificar os envolvidos e evitar novas ocorrências.