Convenções partidárias nos EUA: destaque para discursos de ex-presidentes e celebridades, com ausência de democratas na convenção republicana.






Análise da Convenção Partidária dos Democratas e Republicanos

Análise da Convenção Partidária dos Democratas e Republicanos

Nenhum democrata discursou na convenção do Partido Republicano. Entretanto, o evento contou com um discurso do prefeito de Dallas, Eric Johnson, que era filiado aos democratas até novembro de 2023. “Em questões de segurança pública, os democratas nunca estiveram presentes para mim, para as famílias de Dallas ou para o povo americano”, disse Johnson. “O coração do Partido Democrata desperto de hoje está com os criminosos, não com suas vítimas”.

Ex-presidentes: democratas 2 x 1 republicanos

Barack Obama e Bill Clinton discursaram na Convenção Nacional Democrata. Nela, ambos declararam seu apoio a Kamala Harris e criticaram Donald Trump. A candidata ainda recebeu o apoio de Jimmy Carter, por meio do neto do ex-presidente, e de Joe Biden, que logo deixará a Presidência dos Estados Unidos.

Na convenção republicana, Trump foi o único ex-presidente a falar. Em um discurso de 1h30min, o candidato falou em união do país, políticas anti-imigratórias e sobre crises internacionais, como a Guerra da Ucrânia e o conflito em Gaza, reafirmando que essas “nunca teriam acontecido” se ele fosse o presidente.

Celebridades: democratas 34 x 8 republicanos

Convenção Democrata contou as participações de Stevie Wonder, John Legend e P!nk. Outras figuras conhecidas da mídia estiveram presentes, e algumas chegaram a discursar durante o evento. Entre elas, estavam Oprah, Spike Lee, Steve Kerr, Don Cheadle, Stephen Curry, Common, Maren Morris, Lil Jon, Mindy Kaling, Kenan Thompson, Kerry Washington, Eva Longoria e mais.


Sair da versão mobile