Câmara dos Deputados homenageia os 30 anos do Plano Real em sessão solene presidida por Luiz Carlos Hauly




30 anos do Plano Real são comemorados na Câmara dos Deputados

27/08/2024 – 12:07

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Hauly, ao centro, preside a homenagem nesta terça

A Câmara dos Deputados realizou uma emocionante sessão solene nesta terça-feira (27) para celebrar os 30 anos do Plano Real, que foram completados em 1º de julho. A proposta da homenagem no Plenário foi feita pelo deputado Luiz Carlos Hauly (Pode-PR), que também foi o responsável por presidir a cerimônia.

O Plano Real foi criado no governo Itamar Franco, sob a liderança do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, com o objetivo de controlar a inflação que assolava a economia brasileira desde os anos 80.

“O Plano Real representa a estabilidade econômica, e o fim da inflação é uma grande conquista”, afirmou Hauly, relembrando sua atuação na aprovação das medidas econômicas necessárias durante o governo Itamar.

Destacando a importância da atual reforma tributária, o deputado ressaltou que somente essa medida poderá ter um impacto equiparável ao do Plano Real, prevendo um crescimento sustentável para o Brasil nos próximos anos.

Em um vídeo exibido durante a sessão, o economista Pérsio Arida, um dos idealizadores do Plano Real e ex-presidente do Banco Central, ressaltou a importância do Congresso Nacional na aprovação das leis que garantiram o sucesso do plano.

Segundo Arida, antes do lançamento do Plano Real em 1994, a inflação chegou a assustadores 47% ao mês, mas a estabilidade conquistada a partir da implementação do plano contribuiu significativamente para a melhoria da economia brasileira.

O deputado Pauderney Avelino (União-AM) enfatizou o fato de que a estabilidade trazida pelo Plano Real também teve um impacto social positivo, especialmente para os mais pobres que sofrem mais com a inflação.

Além de Hauly e Arida, estiveram presentes na solenidade diversas personalidades, como o deputado Jonas Donizette (PSB-SP), o ex-ministro Henrique Hargreaves, o economista Edmar Bacha e o ex-deputado Rubens Bueno (PR).

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein


Sair da versão mobile