Nesta semana, a Folha e o UOL estão promovendo sabatinas com três dos principais pré-candidatos à Prefeitura de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
As sabatinas, que terão duração de 30 minutos, estão sendo gravadas e serão exibidas posteriormente. Na segunda-feira (26), às 18h30, será a vez de Luiz Fernando Teixeira (PT). Já na quinta-feira (29), também às 18h30, teremos a sabatina com Marcelo Lima (Podemos). Fechando o ciclo de entrevistas, Alex Manente (Cidadania) falará na sexta-feira (30), também às 18h30.
As sabatinas serão conduzidas por Priscila Camazano, apresentadora do programa Como é que é?, com a participação dos repórteres Rafael Neves, do UOL, e Artur Rodrigues, repórter de política da Folha.
O ciclo de entrevistas teve início em 10 de junho, com pré-candidatos em Belo Horizonte, e está sendo realizado em outras 17 cidades. Além disso, está previsto um debate entre os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo, marcado para 30 de setembro no primeiro turno e, em caso de segundo turno, para 21 de outubro.
O atual prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), está em seu segundo mandato e não pode concorrer à reeleição. Ele decidiu apoiar sua sobrinha, Flávia Morando (União), para sucedê-lo, causando distanciamento com o vice-prefeito, Marcelo Lima (Podemos), que também é candidato e esperava o apoio do prefeito.
Outro candidato na disputa, deputado federal Alex Manente (Cidadania), busca os votos da direita, mesmo sendo federado com o PSDB de Morando e não tendo seu apoio. O petista Luiz Fernando Teixeira, deputado estadual em terceiro mandato, lidera a maior coligação da disputa, com nove partidos, contando com o apoio do ex-presidente Lula (PT).
Além dos sabatinados, o candidato Cláudio Donizete (PSTU) também está na disputa pela prefeitura de São Bernardo do Campo.