Plantio de milho verão no Centro-Sul do Brasil atinge 4,2% da área estimada, com queda na safra 2024/25, aponta AgRural





Safra de Milho 2024/25 no Centro-Sul do Brasil

Safra de Milho 2024/25 no Centro-Sul do Brasil

No último dia 22, a semeadura da primeira safra de milho da temporada 2024/25, também conhecida como milho verão, atingiu 4,2% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil. Esse percentual representa uma queda em relação ao mesmo período do ano passado, quando a semeadura estava em 7,5%. Os dados foram divulgados pela AgRural, empresa especializada em análises do agronegócio.

De acordo com a AgRural, a maior parte dos trabalhos de semeadura está concentrada no Rio Grande do Sul, o que é comum para esta época do ano. No entanto, o ritmo está mais lento em comparação com o ano anterior, devido às geadas que ocorreram em meados de agosto, deixando os produtores mais cautelosos.

Em estados como Santa Catarina e Paraná, onde o plantio acontece um pouco mais tarde que no Rio Grande do Sul, a semeadura ainda é muito pontual e a expectativa é que se intensifique apenas em setembro. Já nos demais estados do Centro-Sul, onde o calendário de plantio é mais tardio, a semeadura deve começar a partir da segunda quinzena de setembro ou até mesmo em outubro, dependendo da região.

A AgRural estima uma redução de 3,5% na área cultivada com milho verão nesta safra, em comparação com o ano anterior. Essa redução é atribuída aos preços pouco remuneradores do cereal e ao temor de que o fenômeno La Niña possa resultar em perdas de produtividade para os produtores.


Sair da versão mobile