Governo de São Paulo define indicações para novo conselho da Sabesp, mantendo Karla Bertocco entre representantes, gerando questionamentos sobre possíveis conflitos de interesses.




O Governo de São Paulo definiu as três indicações que fará ao novo conselho de administração da Sabesp e manteve o nome de Karla Bertocco entre seus representantes.

A executiva é a atual presidente do conselho da companhia de saneamento e, como mostrou reportagem da Folha, teve um cargo no comando da Equatorial até dezembro de 2023.

A atuação de Bertocco no conselho da única empresa interessada na privatização abriu margem para executivos questionarem sobre possíveis conflitos de interesses.

Segundo fontes envolvidas com o processo, a assembleia geral de acionistas deve ser convocada ainda nesta segunda-feira (26). A reunião ocorrerá em até 30 dias, quando os novos integrantes serão eleitos.

O novo conselho de administração terá nove membros, sendo três indicados pelo Governo de São Paulo, três indicados pela Equatorial —que passou a deter 15% da companhia— e três conselheiros independentes.

Além de Bertocco, a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai reconduzir Anderson Marcio de Oliveira, que é braço direito da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

Oliveira, participante do conselho da Sabesp desde maio de 2023, possui especialização em direito regulatório e público, com experiência no BNDES e no Ministério de Minas e Energia.

A terceira indicação do governo será Claudia Polto Cunha, atual Procuradora do Estado de São Paulo, que tem vasta experiência em empresas estatais do estado.

Bertocco, por sua vez, conta com passagens pela Sabesp e outros órgãos do setor, além de ter sido CEO da companhia em 2018 e diretora da Arsesp.

A mudança de conselhos entre Equatorial e Sabesp gerou questionamentos, especialmente devido ao papel estratégico da Equatorial na privatização da Sabesp.

Na época, a gestão Tarcísio afirmou que Bertocco se desligou da Equatorial antes das negociações, garantindo transparência no processo.


Sair da versão mobile