Neste domingo (25), novos exames realizados no zagueiro uruguaio Juan Izquierdo, de 27 anos, do Nacional-URU, apontaram uma “progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”, conforme boletim médico divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
O jogador foi internado na noite de quinta-feira (22) após passar mal durante a partida entre São Paulo e Nacional pela Copa Libertadores, no estádio do Morumbi.
O comunicado do Albert Einstein informou: “Internado desde o dia 22 de agosto de 2024, às 20h55, o paciente Juan Manuel Izquierdo foi submetido a novos exames neste domingo, 25. A avaliação demonstrou progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana. Juan segue sob cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica”.
No final do segundo tempo do jogo pelas oitavas de final da Libertadores, o zagueiro desabou sozinho no gramado enquanto caminhava perto do meio de campo.
As equipes médicas dos dois times entraram em campo e ofereceram os primeiros socorros.
Em boletim divulgado no sábado (24), o hospital informou que Juan Izquierdo chegou a sofrer uma parada cardíaca e precisou de “manobras de ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação”.
Nascido em Montevidéu, Juan Izquierdo começou sua carreira profissional em 2018, aos 20 anos, jogando pelo Club Atlético Cerro. Ele foi campeão uruguaio duas vezes, em 2022 e 2023, com Nacional e Liverpool, respectivamente.