Domo de Ferro: o escudo antimísseis que protege Israel com custo dos EUA.

A interceptação de foguetes na região depende do local da queda. O Domo de Ferro, escudo antimísseis de Israel, só é ativado se o sistema identificar que o foguete irá cair em uma área povoada. Caso contrário, não há intervenção para interceptar o ataque.

Quando acionado, o sistema dispara pelo menos dois mísseis israelenses para interceptar o foguete e utiliza cálculos para garantir que o objeto não seja abatido sobre alguma cidade ou área habitada.

Quanto custa e quem financia o sistema?

O Domo de Ferro é um sistema caro, custando US$ 60 mil por míssil interceptador. O dinheiro para manter esse complexo sistema de defesa vem do Congresso norte-americano, que financiam a maior parte das despesas.

A velocidade do sistema é crucial para sua eficácia. Um foguete lançado de Gaza pode alcançar a cidade de Sderot, a apenas cinco quilômetros de distância, em 11 a 15 segundos. Para Tel Aviv, segunda maior cidade de Israel, o tempo de resposta é de um minuto e meio.

O desenvolvimento do Domo de Ferro foi uma parceria entre Israel e os Estados Unidos. O sistema é exclusivamente de defesa e não utilizado para ataques. As operações de bombardeio em Gaza geralmente são realizadas por caças israelenses.

Sair da versão mobile