Instituto Butantan encerra desenvolvimento de vacina contra covid-19 devido a resultados aquém do esperado alcançados na Fase II dos testes.

O Instituto Butantan anunciou hoje, em comunicado oficial, que encerrará o desenvolvimento da vacina contra a covid-19, conhecida como Butanvac. Os testes estavam na Fase II e envolviam 400 voluntários, porém os resultados obtidos não atingiram o nível esperado, ficando abaixo do desempenho de outras vacinas disponíveis no Brasil.

De acordo com a pesquisa realizada, a Butanvac conseguiu dobrar a quantidade de anticorpos contra a covid-19 após 28 dias da aplicação. No entanto, a expectativa era de que a vacina fosse capaz de induzir uma produção de anticorpos quatro vezes maior, algo que uma vacina já disponível à população conseguiu alcançar.

O diretor do Instituto Butantan, o epidemiologista Esper Kallás, explicou que o ensaio clínico cumpriu sua função, mas os resultados não demonstraram a imunogenicidade esperada. Por isso, a decisão foi tomada de interromper o desenvolvimento da vacina e buscar por outras rotas mais promissoras.

A Butanvac, também conhecida internacionalmente como NDV-HXP-S, estava sendo desenvolvida em parceria com o Instituto de Vacinas e Biologia Médica do Vietnã e a Organização Farmacêutica Governamental da Tailândia. O Instituto Butantan utilizou tecnologias já dominadas para a produção de vacinas contra o vírus influenza, que incluem o uso de ovos de galinha para a produção dos antígenos.

Essa decisão representa um revés no esforço do Instituto Butantan em contribuir com a vacinação da população brasileira contra a covid-19. No entanto, o compromisso com a ciência e a busca por soluções eficazes permanecem como prioridades para a instituição, que segue empenhada em encontrar alternativas viáveis para o combate à pandemia.

Sair da versão mobile