Estudante de veterinária com neuralgia do trigêmeo obtém alívio após implantação de bomba de morfina acionada remotamente.




Estudante encontra alívio para a neuralgia do trigêmeo com implante de bomba de infusão de fármacos

Estudante encontra alívio para a neuralgia do trigêmeo com implante de bomba de infusão de fármacos

A jovem estudante de veterinária Carolina Arruda, de 27 anos, que sofria com a terrível neuralgia do trigêmeo, conhecida como a pior dor do mundo, relatou ter encontrado alívio nos últimos dias após iniciar o uso de morfina por meio de um dispositivo acionado remotamente por ela.

No último sábado, Carolina passou por uma cirurgia na Santa Casa de Alfenas, em Minas Gerais, para implantar uma bomba de infusão de fármacos, um sistema intratecal de liberação de medicamentos que tem proporcionado alívio à estudante.

Em uma publicação em seu perfil no Instagram, Caroline afirmou que a bomba diminuiu a dor, embora ainda não tenha efeito sobre as crises. Ela destacou que, até o momento, nada havia sido capaz de controlar as crises causadas pela neuralgia do trigêmeo.

De acordo com os médicos, a bomba libera os medicamentos diretamente nos receptores da dor próximos à coluna vertebral, o que pode aliviar a dor com uma pequena fração das doses em comparação com medicamentos orais.

Camila, como é conhecida pelos seguidores, compartilhou suas impressões sobre a experiência com o dispositivo nas redes sociais. Ela explicou que o equipamento tem um intervalo mínimo de uma hora entre os acionamentos e que a bomba é conectada a um cateter dentro do sistema nervoso central, melhorando a potência do medicamento em até 300 vezes e reduzindo os efeitos colaterais.

A neuralgia do trigêmeo é um distúrbio que provoca dores intensas e sensações de choque na região do rosto, podendo se estender à cabeça, devido à afetação do nervo trigêmeo, responsável pela sensibilidade facial. O tratamento inclui a possibilidade de uma nova cirurgia de descompressão vascular do nervo trigêmeo, seguida, se necessário, pela nucleotractomia trigeminal, que visa interromper a transmissão sensitiva do nervo trigêmeo.

Embora não haja garantias, os médicos estão otimistas quanto ao sucesso do tratamento com o implante de neuroestimuladores, considerando ser uma terapia avançada. Carolina, que convive com a condição há 11 anos, ficou conhecida nas redes sociais por iniciar uma vaquinha para realizar a eutanásia na Suíça, país onde a prática é legalizada.

Além disso, Carolina fundou a Associação Neuralgia do Trigêmeo Brasil, com o intuito de apoiar outras pessoas que enfrentam a mesma condição dolorosa.

Onde buscar ajuda

Em casos de ideação suicida, é fundamental buscar ajuda profissional. Confira alguns locais para buscar apoio:

  • CVV (Centro de Valorização da Vida): voluntários atendem ligações gratuitas 24 horas por dia no número 188, por chat ou email.
  • NPV (Núcleo de Prevenção à Violência): presentes em Unidades Básicas de Saúde, oferecem apoio às vítimas em parceria com outras entidades.
  • Pronto-Socorro Psiquiátrico: em casos de ideação suicida, procure um hospital com serviço de psiquiatria.
  • Mapa da Saúde Mental: site que mapeia serviços de saúde mental em todo o país, incluindo atendimento gratuito e voluntário.


Sair da versão mobile