Pontos de descarte de cigarros eletrônicos no metrô do Rio de Janeiro: campanha alerta sobre riscos à saúde dos usuários.




Campanha contra cigarros

Ponto de descarte de cigarros eletrônicos no MetrôRio – Foto: Divulgação

Uma importante campanha está em andamento nas estações de metrô do Rio de Janeiro. Até o dia 31 de agosto, os usuários das estações Botafogo e Cinelândia/Centro podem contar com pontos de descarte de cigarros eletrônicos, dispositivos cada vez mais presentes em festas e baladas no país.

O lema da campanha, “Vape é Jogo Sujo”, foi lançado no dia 19 de agosto com o objetivo de alertar sobre os perigos à saúde dos usuários desses cigarros eletrônicos, que são proibidos de serem comercializados no Brasil. Além do MetrôRio, os dispositivos também podem ser descartados na estação Central do Brasil da SuperVia.

A Secretária Estadual de Saúde do RJ, Claudia Mello, ressalta a importância de conscientizar a população sobre os riscos dos cigarros eletrônicos. Segundo ela, o vape pode levar à dependência e até mesmo ser uma porta de entrada para o uso de cigarros convencionais, conforme indicam alguns estudos.

Especialistas em saúde pública em todo o mundo estão preocupados com os problemas causados pelos cigarros eletrônicos, considerados ainda mais nocivos que os convencionais. A campanha busca promover o debate sobre o assunto e esclarecer as consequências negativas desses dispositivos.

É importante ressaltar que os vapes descartados durante essa ação serão utilizados na criação de uma escultura para eventos de educação em saúde. Na próxima quarta-feira, dia 28 de agosto, em sincronia com o início dos Jogos Paralímpicos, a campanha abordará também os malefícios do uso do vape na prática esportiva por meio de vídeos divulgados no Instagram da Secretaria de Estado de Saúde.



Sair da versão mobile