Firjan lança Panorama Naval 2024 e destaca potencial de recuperação da indústria naval no Rio de Janeiro




Panorama Naval no Rio de Janeiro destaca potencial estratégico da indústria naval

Reprodução: Portos e Navios

A Firjan SENAI SESI lançou, no dia 20 de agosto, a 6ª edição do Panorama Naval no Rio de Janeiro, destacando o potencial estratégico da indústria naval para a economia do estado. O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), reuniu empresários, representantes de entidades e membros do poder público ligados ao mercado marítimo, reforçando a importância da publicação como ferramenta para o desenvolvimento do setor.

A nova edição do Panorama Naval evidenciou o Rio de Janeiro como um hub essencial para a retomada da indústria naval, apresentando o Mapa Naval, que detalha a ampla base industrial do estado, composta por cerca de 2.400 fornecedores de bens e serviços, incluindo um robusto parque siderúrgico.

Raul Sanson, vice-presidente da Firjan, destacou as ações promovidas pela federação para revitalizar a construção naval no estado. “Já fomos o segundo maior fabricante de navios do mundo, e nossa ampla cadeia fornecedora está preparada para oferecer o suporte necessário. O Sistema Firjan, através do SENAI e SESI, com seus centros de tecnologia, capacitação profissional e investimentos, está pronto para contribuir para que a indústria naval recupere seu papel central no cenário nacional”, afirmou Sanson.

Leandro Pinto, presidente da Câmara Setorial de Equipamentos Navais, Offshore e Onshore da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), acrescentou que a construção naval exige mão de obra altamente especializada. “A integração entre capacidades de suporte e conhecimento local é vital. O crescimento da indústria naval promove inovação significativa e gera uma demanda constante por novas tecnologias, fortalecendo a cadeia de suprimentos e a competitividade global”, concluiu Pinto.

O evento ressaltou o otimismo e a confiança dos líderes do setor na capacidade do Rio de Janeiro de liderar a recuperação da indústria naval brasileira, pavimentando o caminho para o crescimento econômico e a criação de novos empregos.


Sair da versão mobile