Eleitores de Santa Tereza vivem eleição atípica após tragédia climática: prefeita é única candidata em meio à reconstrução




Eleições Municipais em Santa Tereza: Um Candidato Único e a Reconstrução da Cidade

Eleições Municipais em Santa Tereza: Um Candidato Único e a Reconstrução da Cidade

A menos de dois meses das eleições, os eleitores de Santa Tereza, município de 1.500 habitantes da serra gaúcha, têm preocupações que vão muito além da escolha do candidato a prefeito em outubro. A cidade ganhou notoriedade quando uma ponte foi destruída pela correnteza durante uma transmissão ao vivo da prefeita Gisele Caumo (PP) em 30 de abril, um dos primeiros sinais da tragédia climática do Rio Grande do Sul.

Enfrentando um cenário adverso após enchentes devastarem cidades inteiras, o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com mais municípios que terão apenas um candidato concorrendo ao cargo de prefeito em outubro. Ao todo, 43 cidades terão candidatura única no estado. A situação se replica em 214 municípios do país, apontam dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A legislação eleitoral prevê que será eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os votos em branco e nulos. Dessa forma, em caso de candidaturas únicas, basta apenas um voto para que a vitória seja sacramentada.

Goiás terá 20 cidades com postulantes únicos às prefeituras, número que equivale a 8% dos municípios do estado. Em oito delas, os candidatos são filiados ao União Brasil, partido do governador Ronaldo Caiado. Na sequência, aparece o Paraná, com 18 cidades. Em Pernambuco, são duas cidades com um só candidato a prefeito.

De todos os 214 candidatos que concorrem sozinhos nesta eleição, 81% disputam a reeleição. Esses candidatos são, majoritariamente, masculinos (89%), brancos (74%), casados (72%) e com nível superior completo (57%). A maioria concorre pelo MDB (23%), seguido do PSD (16%) e PP (13%).

O prazo final para o registro de candidaturas terminou na última quinta-feira (15). A análise da Folha considera dados do TSE atualizados até as 19h30 da segunda-feira (19), com a adição na plataforma das inscrições feitas de forma presencial.


Sair da versão mobile